Santa Bárbara está localizada no microrregião do Portal do Sertão baiano, com a população de 21.310 habitantes, com extensão territorial de 317km², a 31 km de Feira de Santana e 141 km da capital Salvador, é passagem obrigatória de ligação do Nordeste ao Sudeste e Sul através da BR 116 Norte.
A economia barbarense gira em torno da produção agrícola e pecuária, com a produção de cerais, bovinos, caprinos e ovinos dentre outros de pequeno porte. A cidade se tornou conhecida pela produção e sabor particular do requeijão, produto derivado do leite de fabricação artesanal, que tornou o município um ponto de turismo de parada nas lanchonetes localizadas na estrada e pontos de vendas da cidade, por milhares de viajantes para saborear e levar aos mais diferentes pontos do país o Requeijão de Santa Bárbara.
Promover uma experiência de imersão na cultura, gastronomia e turismo da cidade de Santa Bárbara.
Divulgar amplamente a Festa da nossa Padroeira: Santa Bárbara
Apoiar iniciativas inovadoras e valorizar o comércio local
Apoiar às iniciativas culturais e musicais como fonte de formação do cidadão
Contrução de conteúdos técnicos e científicos através de atividades educacionais
Santa Bárbara tem uma culinária diversificada, contudo a produção e a comercialização do requeijão é o marco forte da cidade. Quando se menciona Santa Bárbara, o adjetivo “terra do requeijão” é claramente subentendido. Milhares de pessoas param, diariamente, nas lanchonetes locais para apreciar e comprar o famoso requeijão.
Em Santa Bárbara, desde os anos 1950/60, com a tenda de Zé do Ouro, com as portas abertas 24 horas numa BR, que a cidade trabalha esse marketing do requeijão, e, hoje, tornou-se um ponto de mreferência para quem viaja na direção de Feira rumo ao sertão pela BR-116, Rio-Bahia.
São dezenas de lanchonetes e restaurantes na Avenida Jocelim Oliveira Campos que, a rigor, é uma piassagem da BR-116, onde se compra o famoso requeijão local, goiabada cascão, doce de leite e compotas de goiabas, biscoitos e avoadores, manteiga de garrafa, carne-do-sol, linguiças de boi e de bode, costelas de bode, quartos de carneiro, ovos de galinha caipira, farinhas de mandioca, queijo coalho e assim por diante.
Festival do Requeijão
1 a 4 de dezembro
Formato Híbrido - Presencial e On Line
Santa Bárbara - Bahia
Atividades On Line:
www.festivaldorequeijao.com.br
Atividades Presenciais:
Praça José Donato de Lima
Colégio Estadual Prof. Carlos Valadares
Colégio Estadual São José
Escolas Municipais
Colégio Saber
Obs: Use máscara em todas às atividades que ocorrerem em espaços fechados.